70 anos da Segunda Guerra Blog para curiosos sobre a segunda guerra mundial

26set/090

Marketing é tudo

Conflitos em andamento em 26.09.1939: Invasão alemã da Polônia, Batalha do Atlântico, Ofensiva do Sarre e Invasão soviética da Polônia.
Estados beligerantes em 26.09.1939: Alemanha, Eslováquia, URSS x Polônia, Reino Unido, França, Austrália, Nova Zelândia, Índia, Terra Nova, África do Sul e Canadá.
Hitler e o Partido Nazistas eram mestres na propaganda. Suas estrategias de propaganda foram bastante inovadoras e ajudaram a fazer com que muitos alemães apoiassem o governo, mesmo nos momentos mais difíceis do conflito. Atribui-se a Hitler uma frase que muitos marketeiros políticos seguem até hoje: "é mais fácil fazer as pessoas acreditarem em uma grande mentira do que em uma mentira pequena". Os nazistas souberam usar o marketing em muitas situações que nunca havia sido utilizado. O marketing era tão bem feito que mesmo líderes de outros países acreditavam em coisas veiculadas pela máquina de propaganda alemã. Um exemplo disso ocorreu no dia 26.09.1939.
Neste dia, o porta aviões inglês HMS Ark Royal fora até a costa da Dinamarca socorrer um submarino sob ataque alemão. Ao chegar no local de combate, o porta aviões foi atacado por três bombardeioros alemães. Um dos aviões ingleses conseguiu abater um dos aviões alemães (esse foi o primeiro avião da Luftwaffe abatido pelos ingleses na Guerra), mas os outros dois conseguiram soltar bombas contra o porta aviões. Os alemães não viram se acertaram o navio ou não, mas deduziram que seria impossível ter errado o alvo. Um avião de reconhecimento sobrevoou o local algum tempo depois e não encontrou o porta aviões na área do combate e o porta aviões foi dado como afundado. A Alemanha logo fez uma série de comunicados vangloriando o fato de ter afundado o segundo porta aviões inglês desde o início da Guerra.
O HMS Ark Royal não fora atingido, mas a população inglesa acreditou que sim. O presidente dos EUA, também. Ele chegou, inclusive, a expressar preocupação aos líderes ingleses se eles seriam capazes de enfrentar a Alemanha. Somente alguns dias depois, quando Churchill levou o adido militar dos EUA para visitar pessoalmente o HMS Ark Royal é que Roosevelt passou a acreditar na versão inglesa dos fatos. Muitos ingleses, entretanto, ainda davam ouvidos à propaganda alemã, o que afetava o moral da nação. 
Outros acontecimentos de nota do dia 26.09.1939: o Almirantado alemão dá ordem para que os navios alemães espalhados pelo mundo entrem em operação ofensiva contra navios mercantes; a infantaria alemã entra em Varsóvia.
14set/090

Um submarino a menos

Conflitos em andamento em 14.09.1939: Invasão alemã da Polônia, Batalha do Atlântico e Ofensiva do Sarre.
Estados beligerantes em 14.09.1939: Alemanha, Eslováquia x Polônia, Reino Unido, França, Austrália, Nova Zelândia, Índia, Terra Nova, África do Sul e Canadá.
Pouco antes da Guerra começar, os ingleses lançaram ao mar um de seus primeiros porta-aviões. Ele fora projetado em 1923, mas só começou a ser produzido em 1934, após Hitler ter subido ao poder. O projeto já estava defasado quando a construção começou e, apesar de alguns ajustes, quando foi lançado em 1938, o HMS Ark Royal não poderia ser considerado ultra moderno. Ele só carregava aviões biplanos Swordfish, que estavam altamente defasados em relação aos aviões alemães. Mesmo assim, este navio foi responsável pelo primeiro afundamento de um submarino alemão na Guerra.
No dia 14.09.1939, ele estava responsável pela patrulha da rota de chegada ao litoral inglês, quando recebeu um pedido de socorro de um navio mercante sendo atacado pelo submarino U30. Aviões decolaram do HMS Ark Royal pouco antes dele ser avistado pelo U39, que disparou dois torpedos. Os aviões viram o rastro dos torpedos e o porta-aviões fez uma manobra evasiva com sucesso. Destroieres foram enviados em busca do submarino e soltaram cargas de profundidade. O U39 foi obrigado a vir à superfície. Os alemães abandonaram o submarino e o afundaram.
Outros acontecimentos de nota do dia 14.09.1939: os poloneses iniciam mais um contra-ataque na região de Lowicz. Ao mesmo tempo, o Alto Comando Militar polonês ordena que a maior parte das tropas recue para a fronteira da Polônia com a Romênia.
   

Calendário

setembro 2014
S T Q Q S S D
« mar    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Páginas

Meta


Fatal error: Maximum execution time of 30 seconds exceeded in E:\vhosts\blogdasegundaguerra.com.br\httpdocs\wp-includes\class-snoopy.php on line 1007